top of page

Prof. Dr. Eduardo Granado

Tem experiência na área de física da matéria condensada, com ênfase em magnetismo e supercondutividade. Os métodos experimentais empregados em seus trabalhos incluem espectroscopia Raman, difração e absorção de raios-X com luz síncrotron e espalhamento de nêutrons. Atualmente é professor associado (MS-5.2). Possui bacharelado em física (1994) e doutorado em física (2000) pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW)/UNICAMP, tendo realizado pós-doutorado no NIST Center for Neutron Research (Gaithersburg, MD, EUA) entre 2000 e 2002. Foi pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) entre 2002 e 2003, atuando também como pesquisador colaborador do LNLS entre 2004 e 2014. É professor do IFGW desde 2003. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico em 2007 e obteve sua Livre-Docência em 2009. Exerceu os cargos de chefe do Departamento de Eletrônica Quântica do IFGW entre 2008 e 2012 e de coordenador do programa de Pós-Graduação em Física do IFGW/UNICAMP entre 2012 e 2016.

Prof. Dr. José E. Belizário

Possui graduação em pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em pela Universidade Federal de São Paulo (1984), doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela Tufs University sob a supervisão de Dr Charles Dinarello, e na Stanford University, sob a supervisão de Dr Steven Sherwood. Atualmente é professor associado do Departamento de Farmacologia Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular. Co-descobridor do gene da dermcidin e investiga o seu papel na indução de tumores malignos, proteção contra a morte celular (apoptose e necrose ) e indução de caquexia. Desenvolve pesquisa na área de genética animal e transgenia visando desenvolvimento de animais para servir de modelos de doenças e animais-bioreatores para a produção de proteínas recombinantes e anticorpos monoclonais.

HELENA MONTEIRO

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você. Visite meu site.

PALESTRANTES.

Prof. Dr. Renato A. Mortara

Renato Arruda Mortara concluiu o Mestrado em Bioquímica pelo IQUSP, doutorado no MRC Laboratory of Molecular Biology e King's College da University of Cambridge em 1986 e obteve sua Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP em 2002. Atualmente é Professor Titular da EPM-UNIFESP. Atua na área de Protozoologia e também em Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular. Sua linha de pesquisa tem como alvo o estudo da interação entre Trypanosoma cruzi e outros patógenos intracelulares em infecções simples e duplas, com foco no sistema endocítico-lisossomal. Em suas atividades profissionais envolvendo a aplicação da microscopia confocal, colabora e interage ativamente com vários grupos de pesquisadores, em diferentes áreas de atuação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP entre 2007 e 2009 e em 2010, após a divulgação da avaliação trienal pela CAPES (nota 7), foi reconduzido à função até 2013. É responsável pela aquisição de um novo microscópio confocal para a UNIFESP por meio de projeto Multi-Usuários da FAPESP (2010-2011). Foi diretor Interino do Centro de Microscopia Eletrônica - CEME, da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP entre abril de 2012 e fevereiro de 2014. Participa de projeto Temático FAPESP com José Franco da Silveira e Nobuko Yoshida e coordena auxílio regular da Fapesp. Em 2017 foi reeleito para coordenar o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP email: ramortara@unifesp.br.

Prof. Dr. Hellmut Eckert

Professor Eckert graduated (Diplomchemiker, 1978) and obtained his PhD (Dr. rer. nat., 1982) in Physical Chemistry at the Westfälische Wilhelms Universität Münster (WWU). He was a professor of Chemistry at the University of California, Santa Barbara 1987-1996), before he accepted a Chair (C-4) in Physical Chemistry at the WWU Münster. He is the founder and chairman of the NRW Graduate School of Chemistry, established at the WWU in 2001. He has published more than 500 papers in the area of solid state NMR technique development and applications in Materials Sciences and has led about 70 Graduate students to their doctoral degrees in Physical Chemistry. He currently advises a group of 6 graduate students and postdocs conducting research in this area. He is one of the founding editors of the Elsevier-Journal Solid State Nuclear Magnetic Resonance and served as Editor-in-Chief from 2010 to 2017. He was an Associate Editor for the ACS journal Chemistry of Materials from 1998-2011. SInce 2006 he is member of the Northrhine Westphalian Academy of Sciences, He serves on the selection committees of Georg-Forster postdoctoral programme and the Georg-Forster prize of the Alexander-von-Humboldt Foundation and of the joint Humboldt/CAPES postdoctoral programme. In 2011 he became a faculty member of the Instituto de Física de São Carlos, IFSC/USP. In 2016 he was awarded the George Morey Prize from the American Ceramic Society.

Prof. Dr. Roberto M. Serra

Obteve o Doutorado em Física na UFSCar em 2002. Realizou estágio de pesquisa de Pós-Doutorado no Imperial College London (UK) entre 2003 e 2004. Foi membro associado do "The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics" - ICTP (Itália) entre 2005 e 2010. É professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde de 2006, onde fundou e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Física, entre 2007 e 2010. Foi Vice Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFABC entre 2010 e 2014. Em 2015 tornou-se também "Newton Advanced Fellow" da Royal Society (UK) junto a Universidade de York (UK). Suas linhas de pesquisa são diversificadas e abrangentes, incorporando tanto aspectos teóricos quanto experimentais em Ciência da Informação Quântica. Está rotineiramente envolvido com o desafio de implementar novas ideias teóricas e abstratas em um cenário experimental. Palavras chaves que descrevem sua pesquisa: Ciência da Informação Quântica; Computação Quântica; Comunicação Quântica; Física Quântica; Tecnologia Quântica; Termodinâmica Quântica.

Prof. Dr. Reginaldo Muccillo

Possui graduação em Física (1968), mestrado em Física (1970) e doutorado em Física (1976) pelo Instituto de Física da Universidade de S. Paulo. Estágios no exterior: doutorado no National Research Council do Canadá, pós-doutorado no Max Planck Institut fuer Festkoerperforschung (MPI-FKF) em Stuttgart, Alemanha, e no Laboratoire dIonique et dElectrochimie du Solide (LIESG) em Grenoble, França. Atualmente é pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em S. Paulo. Orienta alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado e supervisiona pós-doutores. Desenvolve trabalhos de pesquisa em eletrocerâmicas, atuando principalmente nos seguintes temas: condutores iônicos, eletrônicos, protônicos e mistos; espectroscopia de impedancia eletroquímica de sólidos, análise térmica e difração de raios X a altas temperaturas, microscopia de varredura por sonda e microscopia eletrônica de varredura, sinterização assistida por campo elétrico, flash sintering. Principais materiais sob estudo: eletrólitos sólidos cerâmicos, materiais cerâmicos para sensores de espécies químicas e de temperatura, e para células a combustível e membranas cerâmicas.

Profa. Dra. Selma G. Antonio

Possui graduação em química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com projeto de Caracterização polimorfos em fármacos por Difração de raios X e refinamento de estrutura pelo Método de Rietveld. Atualmente é Pós-doc na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com o projeto Controlde de Medicamentos por Difração de Raios X. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química e Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Método de Rietveld, indexação e determinação de cristalina com dados de difração de raios X por policristais, análise de polimorfismo de fármacos e análise quantitativa de fase.

Prof. Dr. Osvaldo A. Serra

Bacharel com atribuições tecnológicas (1962) e Licenciado m Química (1963) pela Universidade de São Paulo (1963) na ex FFCL. Doutorado em Ciências - Química pela Universidade de São Paulo (1969), orientado por Ernesto Giesbrecht. Pós doutoramentos em Minnessota UMD (1971/2) e SanDiego UCSD (1981/2) USA. Ex-docente do IQ-USP e IQ-UNESP. Atualmente professor titular (Professor Sênior) da Universidade de São Paulo no D.Química da FFCLRP em Ribeirão Preto, tendo sido chefe de Departamento e presidente das comissões de pós-graduação e de cultura e extensão. Linhas de pesquisa (principalmente):terras raras, sol-gel, luminescência, nanocompósitos, catalisadores, porfirinas, bioinorgânica, recuperação de terras raras; coordenador do Laboratório de Terras Raras (LTR). Fundador e primeiro presidente do Centro de Estudos Químicos Heirich Rheinboldt do D. Quimica da ex-FFCL-USP em 1960. Sócio Fundador e membro de diretoria da SBQ. Pertenceu aos comites assessores da CAPES e do CNPq tendo sido coordenador do CA/QU do CNPq .Indicado no 4º Encontro sobre Terras Raras (Aracaju abril 2010) como coordenador de iniciativa sobre a retomada da produção de Terras Raras que nos levou a participar das reuniões do GTI interministerial ?MME/MCTI? /Prospectiva sobre minerais de Terras Raras que elaborou relatório aos ministros de ME e CTI em novembro de 2010. Participação em reuniões no MCTI juntamente com representantes do MCTI e MME sobre a retomada da mineração e beneficiamento e separação da Terras Raras. Depoimento na Câmara dos Deputados sobre a mineração das Terras Raras na sub comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (2013). Sócio cotista da PDT Pharma (20 %) empresa de pequeno porte que visa a produção de farmoquímicos e medicamentos da área de terapia fotodinâmica para o tratamento de câncer de pele. Consultor de projetos na área de Terras Raras. Prêmio Walter Borzani do CRQ IV em 2013 e medalhas Simão Mathias e Eduardo Vicchi em 2014.. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Pesquisador 1A, 148 publicações indexadas, 8 patentes depositadas INPI, 52 teses/dissertações orientadas, 2480 citações e índice h=26. Webofscience: serra oa or (serra o and ito as). Atualmente Prof. Titular Colaborador Senior na USP e Prof. visitante Senior na UFABC. osaserra@usp.br http://sites.ffclrp.usp.br/biotr/index.html

Prof. Dr. Sergio Brochsztain

Livre-Docente em Química Orgânica pelo Instituto de Química da USP, atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Pesquisador com formação interdisciplinar, possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela USP, Mestrado na área de Micelas e Interfaces pelo Instituto de Química da USP e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de Tel-Aviv (Israel). Tem experiência em áreas diversas, como Síntese Orgânica, Espectroscopia (UV/visível, fluorescência, infravermelho e RMN), Fotoquímica e Eletroquímica. Atua desde 1998 na área de Novos Materiais e Nanotecnologia, utilizando fluoróforos orgânicos diversos (notadamente os corantes perilênicos e imidas aromáticas) para funcionalização de novos materiais. Os principais projetos em andamento consistem de: (a) construção de filmes automontados de fosfonato de zircônio; (b) complexos de inclusão entre cromóforos orgânicos e ciclodextrinas; (c) funcionalização de peneiras moleculares mesoporosas como catalizadores para o craqueamento do petróleo. Publicou um capítulo de livro e cerca de 30 artigos em revistas internacionais de alto impacto. Atua como assessor ad hoc da FAPESP e como revisor das revistas Langmuir, Journal of Physical Chemistry, Microporous & Mesoporous Materials, Materials Research Bulletin e Journal of Photochemistry and Photobiology. Já formou 5 alunos de Mestrado e 2 de Doutorado, e atualmente orienta 1 aluno de Doutorado.

Prof. Dr. Walter dos R. Pedreira Filho

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (1992). Mestrado em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química da USP (1995). Doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP(2000). Pós-Doutorado pelo Instituto de Geociências da UnB (2004). Atualmente é Pesquisador Titular da FUNDACENTRO, órgão de pesquisas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A partir de julho/2013 ocupa o cargo de gerente da Coordenação de Higiene do Trabalho. Possuí experiência na área de Química Analítica. Atua nos temas: Avaliação qualitativa e quantitativa de elementos químicos nos diversos ambientes de trabalho. Faz parte do grupo de Segurança Química da FUNDACENTRO como representante nos GT´s para implementação da Convenção de Estocolmo. Atua em projetos vinculados às ações preventivas de exposição à agentes químicos.

bottom of page